Sinais de que seu computador pode ter sido hackeado

Não há um único conjunto de sinais que indiquem uma invasão, principalmente porque existem várias maneiras pelas quais você pode ser atacado. Aqui estão sete sinais de que seu computador pode ter sido hackeado:

1. Mensagens pop-up e alertas de antivírus: Se você estiver vendo mensagens de aviso sobre vírus e ataques de malware, certifique-se de que são mensagens autênticas do software antimalware que você instalou antes de responder ou agir com base em suas recomendações. Muitas dessas mensagens são evidências de que seu computador foi hackeado, infectado por um malware disfarçado de software antivírus.

2. E-mail não autorizado enviado de sua conta: Um objetivo comum dos hackers é infectar o máximo de computadores possível. Uma maneira de fazer isso é tomar controle de aplicativos e serviços de e-mail, usando-os para enviar mensagens de e-mail infectadas para o maior número de pessoas na lista de contatos. Um sinal sério de que seu computador foi hackeado é ouvir de amigos e colegas que receberam spam de sua conta de e-mail.

3. Novos programas instalados em seu computador: Se você de repente descobrir aplicativos inesperados rodando quando inicia seu computador, ou ver novos programas na barra de tarefas, é provável que seu computador tenha sido hackeado ou infectado com malware.

4. Mudanças de senha e acesso a aplicativos e serviços: Se você receber e-mails notificando sobre mudanças nas configurações de sua conta que você não solicitou ou autorizou, isso é um grande alerta de que seu computador foi invadido.

5. Desempenho lento e quedas frequentes: Se o seu computador de repente começar a agir de maneira estranha – desacelerando, travando com frequência, parecendo ficar mais quente do que o normal enquanto está funcionando – isso pode ser um sinal de que seu computador foi hackeado e está executando malware.

6. Mudanças no seu navegador de Internet: Se a página inicial do seu navegador mudar sem a sua permissão, você pode ter sido hackeado. Também fique atento com extensões e plugins do navegador que não estavam anteriormente instalados, bem como um aumento súbito no número e tipo de anúncios que seu navegador exibe.

7. Atividade incomum da webcam: Se você perceber que sua webcam está ativa inesperadamente – como quando você não está usando nenhum software de bate-papo na web – isso provavelmente significa que você foi hackeado. Os criminosos podem ativar a câmera para ver se conseguem ler as senhas conforme você as digita no teclado ou ver outras informações pessoais.

Se algum dos sinais mencionados estiver presente no seu computador, tente manter a calma e seguir algumas dicas. Atualize imediatamente o seu sistema operacional e os softwares que você utiliza. Execute um antivírus, preferencialmente um dos mais renomados do mercado, como o Kaspersky. Altere todas as suas senhas imediatamente e ative simultaneamente a autenticação de dois fatores. Faça uma verificação para identificar todos os softwares, extensões e plugins instalados em seu computador e remova todos aqueles de natureza duvidosa. Em casos extremos, quando os problemas parecerem irreparáveis, talvez seja mais adequado formatar o seu computador.

Por fim, vale a pena destacar a importância de aumentar seu conhecimento na área de cibersegurança. Recomendamos o curso gratuito de hacking da Solyd Offensive Security. Esse curso abrange tanto as técnicas que hackers mal-intencionados aplicam quanto os princípios do hacking ético. Aprender sobre esses métodos pode lhe dar uma vantagem significativa na proteção de seus dados digitais, permitindo que você identifique e combata ameaças em potencial de maneira mais eficaz. Lembre-se, o conhecimento é a melhor defesa.