Embora o termo “hacking ético” possa parecer contraditório, hackers éticos são extremamente valiosos para organizações nos dias de hoje. Enquanto o hacking malicioso é prejudicial, o hacking ético é benéfico. Quando bem feito, pode proteger os ativos digitais de uma empresa e garantir a segurança de sua rede.
Atualmente, as habilidades de hacking ético estão em alta demanda: um relatório recente projeta que haverá 3,5 milhões de vagas de emprego em cibersegurança até 2025, e os hackers éticos nos Estados Unidos ganham, em média, US$102.400 por ano. Se você está procurando desenvolver suas habilidades em hacking, este é o momento ideal.
A função de um hacker ético é tentar invadir o sistema de uma empresa, compreender suas proteções e precauções de segurança e identificar pontos fracos. Após fazer isso, eles apresentam à empresa uma lista de suas vulnerabilidades de segurança, bem como recomendações para melhorar a segurança.
Durante seu trabalho, os hackers éticos podem descobrir diversos tipos de vulnerabilidades. Neste artigo, destacaremos as principais vulnerabilidades de segurança que o hacker ético pode encontrar.
1. Má configuração de segurança
As más configurações de segurança ocorrem quando uma organização configura inadequadamente ou não utiliza todas as configurações de segurança de um sistema, permitindo que hackers ganhem acesso à sua rede. Uma má configuração de segurança frequentemente precede um ataque potente e agressivo à rede. Cursos especializados treinam hackers éticos para identificar estas falhas e fornecer recomendações sobre como uma empresa pode solucioná-las.
2. Ataques por injeção
Em um ataque por injeção, um ator malicioso insere uma linha de código em uma aplicação para obter acesso remoto a um servidor de uma empresa ou organização. Entretanto, medidas de segurança apropriadas podem impedir a injeção maliciosa de código e, se aplicadas corretamente, alertar um administrador do sistema. Existem muitos tipos de ataques por injeção, sendo as injeções de SQL entre as mais comuns e prejudiciais.
3. Componentes vulneráveis do sistema
Um dos principais desafios em segurança é garantir que todos os aspectos de um sistema estejam seguros e atualizados. O uso de componentes com vulnerabilidades conhecidas pode criar sérios problemas de segurança. Hackers éticos podem identificar essas vulnerabilidades e determinar como corrigi-las.
4. Vulnerabilidades de autenticação
Mesmo que todo o sistema tenha um processo de autenticação, algumas aplicações têm vulnerabilidades específicas que permitem a um hacker habilidoso burlar essas medidas e violar o sistema.
Como se tornar um hacker ético?
Hackers éticos estão em alta demanda e podem ser extremamente benéficos para empresas e organizações sem fins lucrativos. Se você tem interesse em auxiliar organizações a aprimorar sua segurança e busca uma certificação prestigiada no mercado, inscreva-se no curso de pentest da Solyd Offensive Security, onde você aprenderá a identificar problemas como má configuração de segurança, vulnerabilidades a ataques por injeção e muito mais.