Existem muitas vantagens em ser pentester, você sabia? Esse é um profissional especializado em segurança da informação, que realiza testes de intrusão em sistemas, redes, aplicações e dispositivos. O seu objetivo é identificar e explorar vulnerabilidades de segurança.
Esse expert usa as mesmas técnicas e ferramentas que um hacker mal-intencionado. A diferença é que o pentester tem a autorização e o consentimento do dono do sistema, percebe? Entre as suas atribuições também estão simulações de um ataque real, sem causar danos ou prejuízos ao cliente.
Mas, afinal, quais são as vantagens de trabalhar como pentester? A seguir, você confere as principais!
Flexibilidade e autonomia
No atual cenário, quem atua na área de pentest não precisa necessariamente estar fisicamente nas empresas. Agora, significativa parte das demandas podem ser resolvidas de casa e há muitas vagas no mercado para pentesters home office.
Como consequência, um pentester tem mais flexibilidade e autonomia para administrar seu tempo, seu espaço e seu ritmo de trabalho. Isso também se reflete na maneira como ele conduz a sua carreira; assim, ele pode trabalhar como:
- empregado contratado com carteira de trabalho, pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);
- freelancer, atendendo a diferentes clientes;
- consultor, prestando serviços de consultoria para empresas.
Desse modo, existem diferentes formas de atuar profissionalmente como um pentester.
Reconhecimento e remuneração
Há uma tendência à valorização do profissional de pentest no mercado de trabalho. Afinal, há uma grande demanda por serviços de teste de intrusão em diversos setores e organizações. Então, o pentester pode ganhar reconhecimento e remuneração atrativa pelo seu trabalho — especialmente, se ele tiver certificações, experiência e portfólio.
Veja a média salarial para esses profissionais no mercado de trabalho no Brasil, segundo o seu nível:
- Júnior: 6.000
- Pleno: 12.000
- Sênior: 17.850
Possibilidade de participar de Bug Bounty
O bug bounty é um programa que oferece recompensas, geralmente em dinheiro, para quem encontra e reporta falhas de segurança em sistemas, sites, aplicativos ou softwares de uma empresa. O objetivo é incentivar a descoberta e a divulgação responsável de vulnerabilidades, melhorando a segurança cibernética das empresas e dos usuários finais.
Um bug hunter, ou caçador de bugs, é o termo usado para descrever os profissionais que buscam falhas e vulnerabilidades de forma ética e legal. Eles usam suas habilidades técnicas para identificar pontos fracos nos sistemas das empresas em troca de recompensas.
Para participar de um programa como esse é preciso seguir as regras estabelecidas pela organização, respeitar os limites do escopo definido e reportar os bugs de forma detalhada e clara. Logo, essa é mais uma oportunidade para quem deseja ingressar nesse mercado.
Impacto positivo na carreira
Trabalhar como pentester é capaz de proporcionar um impacto positivo em sua carreira, oferecendo oportunidades de avanço, especialização e liderança na área de segurança cibernética.
Dessa maneira, a experiência adquirida como um profissional de pentest pode abrir portas para cargos mais elevados e desafiadores dentro do campo da cibersegurança.
Qual o caminho para se tornar um pentester?
Agora, você conhece as principais vantagens de trabalhar como pentester, certo? Ficou com interesse em se tornar um profissional da área?
Os interessados em se tornar um pentester preciam se profissionalizar. Para isso, conheça o Curso Pentest do Zero ao Profissional da Solyd Offensive Security. Abrangente, ele aborda a segurança ofensiva desde o básico até o avançado.
Depois de se inscrever, você terá acesso a uma completa área de membros em uma plataforma com 250 horas de curso. São mais de 350 aulas teóricas e práticas com materiais de estudo. Além disso, existem fóruns onde você poderá interagir com alunos e professores, tirando dúvidas com profissionais que atuam na área.
O Curso Pentest do Zero ao Profissional da Solyd Offensive Security também oferece a oportunidade única para praticar seus conhecimentos obtidos durante as aulas. Assim, ele disponibiliza dezenas de laboratórios vulneráveis que simulam empresas reais.
Você também terá acesso a desafios de CTF, uma competição hacker entre os alunos. Neles, o participante que encontrar mais vulnerabilidades nos sistemas no período determinado receberá um prêmio no valor de 10 mil reais.
O curso conta ainda com certificado de conclusão, possibilitando a realização da prova prática para obter a certificação SYCP (Solyd Certified Pentester). O SYCP tem peso no mercado nacional e internacional, e fará grande diferença no seu currículo.
Como você conferiu, ser um pentester oferece diversas vantagens para a sua carreira. Flexibilidade, autonomia, reconhecimento e remuneração são algumas delas. Para alcançar esses benefícios, você precisa se qualificar.
Então, mude o rumo da sua trajetória profissional. Saiba agora detalhes sobre o Curso Pentest do Zero ao Profissional. Acesse agora!