Ghidra: a poderosa ferramenta para Pentest

Pentest é a abreviação de Penetration Test, ou Teste de Penetração, em português. É um procedimento de cibersegurança que explora as vulnerabilidades de um sistema, adotando o ponto de vista do invasor.

O objetivo é identificar e corrigir as falhas de segurança antes que elas sejam exploradas por hackers maliciosos.

Ghidra é, principalmente, uma ferramenta de engenharia reversa gratuita e de código aberto, desenvolvida pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

Ela permite analisar código compilado em diversas plataformas, como Windows, macOS e Linux, usando recursos como desmontagem, montagem, decodificação, gráficos e scripts.

Ghidra, diga-se de passagem, suporta vários conjuntos de instruções e formatos executáveis, e pode ser executada em modo interativo ou automatizado.

Os analistas podem usar o Ghidra, inclusive, para analisar e depurar código binário e fonte, a fim de entender o funcionamento interno de um programa ou sistema.

Isso pode ajudar a encontrar vulnerabilidades, como buffer overflows, injeções de código, backdoors, etc.

Além disso, os analistas podem usar o Ghidra para modificar o código, alterar o comportamento do programa ou sistema e criar novas funcionalidades.

Características e Funcionalidades do Ghidra

O Ghidra é, sobretudo, uma ferramenta poderosa e flexível, que oferece diversas características e funcionalidades para os usuários. Algumas delas são:

  • Interface gráfica de usuário (GUI) intuitiva e personalizável, que permite visualizar o código em diferentes níveis de abstração. Como hexadecimal, assembly, pseudocódigo, etc. A GUI também permite navegar pelo código usando símbolos, referências, funções, strings, etc
  • Módulo de decodificação (Decompiler), que converte o código de baixo nível (assembly) em código de alto nível (C-like), facilitando a compreensão do código. O Decompiler também permite editar o código de alto nível, e refletir as mudanças no código de baixo nível.
  • Módulo de análise de código (CodeBrowser), que permite explorar o código de forma interativa, usando ferramentas como gráficos de fluxo de controle, gráficos de chamadas, gráficos de dependência, etc. O CodeBrowser também permite aplicar anotações, comentários, tipos de dados, etc. ao código, melhorando a legibilidade e a documentação
  • Módulo de script (Script Manager), que permite executar scripts em linguagens como Java ou Python, para automatizar tarefas, como análise, modificação, extração, etc. O Script Manager também permite criar e compartilhar novos scripts, usando a API do Ghidra.
  • Módulo de extensão (Extension Manager), que permite instalar e gerenciar extensões, que são componentes adicionais que ampliam as funcionalidades do Ghidra. As extensões podem ser criadas pelos próprios usuários, usando a API do Ghidra, ou baixadas de repositórios externos.
  • Módulo de colaboração (Collaboration Server), que permite trabalhar em equipe, compartilhando projetos, arquivos, anotações, etc. O Collaboration Server usa um protocolo seguro e criptografado, e permite controlar o acesso e as permissões dos usuários

Agora…

Se você tem interesse em entender mais a fundo o funcionamento dessa e diversas outras ferramentas de pentest, com os cursos da Solyd One, você vai dominar as mais variadas ferramentas hacker e todas as habilidades necessárias para se tornar como hacker ético.

São mais de 30 cursos que você pode fazer para se tornar um profissional devidamente certificado e requisitado no mercado.

Você terá acesso a labs que simulam situações reais, grupo de networking pelo WhatsApp, 5 certificações práticas e participar de uma comunidade que lhe dará todo o suporte que precisar.

Vai aprender a realizar testes de invasão, identificar vulnerabilidades e se preparar para atuar no mercado de trabalho, e até ganhar uma grana extra em programas de Bug Bounties, diga-se de passagem.

Aproveite a oportunidade para investir na sua carreira, e torne-se o próximo especialista em segurança cibernética.

Inscreva-se agora!