O que é um Arduino?

No mundo da eletrônica, o Arduino se destaca como umas das plataformas open-source mais populares e acessíveis.

Desenvolvido em 2005 na Itália por um grupo de pesquisadores, esse microcontrolador fornece aos usuários vários recursos para criar projetos interativos e dispositivos eletrônicos. Aqui, vamos entender o que é o Arduino, e como ele é usado na prática.

O que é o Arduino?

O Arduino é uma placa eletrônica que contém um microcontrolador e um circuito integrado, que pode ser programado para realizar diversões funções. Ele também possui entradas e saídas digitas e analógicas, que permitem conectar sensores, LEDs, botões e outros dispositivos através de uma porta USB.

O Arduino é um equipamento simples e versátil. Ele foi criado para oferecer aos usuários uma plataforma fácil de usar, barata e compatível com diversos sistemas operacionais e linguagens de programação. Além disso, oferece recursos para o desenvolvimento de projetos personalizados, dessa forma usuários conseguem expandir suas funcionalidades de acordo com suas ideias e necessidades, fazendo dele muito útil tanto para iniciantes, como pra profissionais da área de eletrônica.

Como o Arduino é usado?

O Arduino foi projetado para ser intuitivo e fácil de usar, mesmo pra está iniciando na área. O Processo básico para utilizá-lo consiste em três etapas:

  1. Escrever o código: O código é a parte do programa que vai definir o comportamento do Arduino. Os códigos são escritos podem ser escritos em diversas linguagens de programação e geralmente são utilizando IDEs para a criação e edição desses códigos.
  2. Carregar o código: O código é transferido do computador para o Arduino através de um cabo USB. Isso faz com que o Arduino execute as instruções definidas no código.
  3. Montar o circuito: O circuito é a parte física do projeto, que conecta o Arduino aos componentes externos.

Para aqueles que tiverem interesse na área de hardware e eletrônicos, recomendamos nosso novo curso de Hardware Hacking da Solyd Offensive Security. Com uma carga horária de 80 horas e conteúdo ministrado pelo Julio Della Flora, maior referência de Hardware Hacking do Brasil, as aulas vão desde o básico até o avançado e você vai aprender efetivamente a hackear hardware, com uma série de técnicas explicadas passo a passo de  forma dinâmica e bastante didática